quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Se a Terra tivesse anéis

Este tópico não é sobre uma descoberta científica, mas sobre ficção. Entretanto, tem tudo a ver com o blog, já que a ociosidade foi provavelmente o motivo principal para levar alguém a fazer um vídeo mostrando como seria a Terra se tivesse anéis, assim como Saturno.

É interessante imaginar as visões de um grande arco no céu, durante o dia e à noite, de forma diferente a partir de pontos distintos do globo. Tais anéis trariam uma série de consequência, como a divisão do céu em duas partes, ameaça para aviões, naves e satélites, maior frequência de meteoritos nas áreas próximas à linha do Equador e grande interferência no clima, em função da sombra projetada por tal formação.

Conforme matéria da Scientific American, há a hipótese de uma formação assim já ter feito parte da Terra, sendo responsável pela extinção de milhares de espécies, por causa da sombra que falei à cima. Há boas razões para isso não existir mais, ou nunca ter existido, já que as consequências seriam catastróficas ou porque a presença da Lua impediria a formação dos anéis.

Este vídeo foi produzido por alguém fora de órgãos científicos oficiais, um astrônomo, físico ou engenheiro talvez. Vale a pena assistir, apesar da música deixá-lo um tanto quanto entediante.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Crianças deviam tomar menos banhos, dizem cientistas

Muitos cientistas e médicos especialistas no assunto dizem que a obsessão por limpeza pode ter contribuído para a explosão de alergias nos países mais desenvolvidos.

Um estudo publicado a partir de trabalhos feitos na School of Medicine da University of California, em San Diego, corrobora este raciocínio. Segundo a pesquisa, a limpeza excessiva da pele de crianças retira os estafilococos, bactérias que vivem sobre o nosso corpo e que inibem a inflamação agressiva após um ferimento. Logo, fortalecem o organismo contra inflamações e alergias, além de ajudar no processo de cicatrização.

Moral da história: aquelas propagandas tipo OMO, com o título "Se sujar faz bem" estão certas. O negócio é não lavar depois, ou melhor, lavar só a roupa e deixar a criançada suja mesmo. Vai ver, o fato de ninguém gostar de banho quando é pequeno está relacionado com nossos instintos. Segundo a matéria, a pesquisa é insuficiente para dizer isso. Mas tem uma verdade, afinal, todos sabemos que as crianças criadas no interior, fora de apartamentos e acostumadas a brincar lá fora e fazer arte são mais resistentes e ficam doentes com menor frequência.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ajude a NASA a explorar Marte

Para quem gosta de ciência e astronomia, esta novidade é um prato cheio. A Nasa acabou de lançar um game online no qual o jogador é um explorador de Marte. A grande sacada é que os jogadores realmente ajudarão a agência espacial americana a desvendar o planeta vermelho. Funciona da seguinte forma: você se alista no site do "Be a Martian" (Seja um Marciano) e começa a explorar, ajudando a montar mapas, classificar crateras e muitas outras tarefas de outro mundo.

A ideia para a criação do game partiu do fato de que a Nasa levaria muito tempo para analisar as centenas de milhares de imagens da superfície do planeta e de suas luas, as quais são enviadas por naves e sondas desde 1960. Assim, nada melhor que trabalho em conjunto com apaixonados pelo espaço, espalhados pelo mundo inteiro.

Além de conseguir ajuda para esta tarefa, a agência espacial quer estimular o surgimento de novos exploradores do espaço. Está ocioso? Então vá explorar Marte. Já estou fazendo meu cadastro, quem sabe descubro uma nova montanha ou "pirâmide" e a batizam com meu nome?

Notícia aqui.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A mente é um espelho

É de conhecimento comum o fato de que nós humanos tendemos a copiar as ações e o comportamento dos outros. A imitação é um importante mecanismo evolutivo, o qual permitiu o desenvolvimento da linguagem, o acúmulo de experiência e até mesmo a própria sobrevivência. Afinal, foi por ver os outros subirem em árvores ao correr de lões que nossos ancestrais conseguiram passar os genes para frente.

Estudos científicos já identificaram os "neurônios espelhos", os quais fazem com que as mesmas partes do cérebro sejam ativadas enquanto observamos alguém fazer uma atividade, como cortar uma folha de papel com uma tesoura, e enquanto nós mesmos fazemos tal movimento. Cientistas da Universidade de Pisa provaram que a ativação dos neurônios espelhos não depende da visão, já que as pessoas cegas reagiram de forma semelhante a estímulos durante experimentos. Assim, este recurso do cérebro, já bastante observado em primatas, desempenha um papel fundamental na nossa maneira de interagir com o mundo.

Mas há muitas situações nas quais os neurônios espelho mais ajudam que atrapalham, a exemplo daquele sentimento de massa que toma conta das pessoas e as faz agirem de forma incoerente aos seus valores, em manifestações com quebra-quebra, espancamento e situações ainda mais extremas, como o fanatismo religioso e o suicídio coletivo.

Para ler mais, clique aqui.